A Mamoplastia de Aumento é capaz de mudar as características de tamanho e projeção das mamas. Pode ser realizada em pacientes insatisfeitas com o volume reduzido de suas mamas, quando se necessita reconstruir a mama após a mastectomia, ressecções de tumores mamários, traumas e cicatrizes ou quando há assimetrias nas mamas. Existem diversas indicações para a cirurgia, que tem como objetivo melhorar o equilíbrio e as proporções do corpo.
A colocação das próteses de silicone é uma alternativa para mulheres que:
- estão insatisfeitas com o pequeno volume de suas mamas;
- perderam a forma e o volume das mamas após a gravidez, devido à perda de peso ou ao envelhecimento;
- possuem mamas assimétricas em tamanho ou forma;
- apresentam uma ou ambas as mamas que não se desenvolveram normalmente.
Existem diversos modelos, volumes e formatos de implantes, que podem ser utilizados para criar um melhor contorno e projeção da mama, considerando as características pessoais.
O objetivo da cirurgia é atingir um resultado natural, realizando mudanças que tornem as mamas proporcionais ao corpo. Assim, o volume a ser atingido deve ser condizente com a estrutura corporal de cada paciente. Uma conversa honesta com o cirurgião plástico ajuda a alinhar a expectativa ao resultado possível e evitar futuras frustrações.
O papel do cirurgião plástico é entender a razão pela qual a paciente deseja realizar a mamoplastia de aumento, compreender suas idealizações e propor a abordagem adequada para cada caso.